Shalom!! Sou Gabriel Vaz e neste artigo você vai aprender uma das minhas estratégias: um passo-a-passo testado pra você…

 

usar LISTAS DE TRANSMISSÃO DO WHATSAPP com frases religiosas ou mensagens religiosas de boa noite, de bom dia, frases de santos com eficiência e simplicidade.  E claro, sem que você seja o chato da história. Vamos lá?

Foto do Gabriel Vaz Shalom, criador do Curso Evangelização Prática na WEB e do Mini Curso EvangelizApp - é também Consultor Expert em Vendas ONLINE

Gabriel Vaz Shalom, criador do Curso Evangelização Prática na WEB e do Mini Curso EvangelizApp – é também consagrado na Comunidade Católica Shalom

Acompanhando até o final você vai aprender:

A escolher as melhores frases religiosas

Como usar a Lista de Transmissão do WhatsApp

Descobrir quem leu e quem não leu sua frase religiosa

Algumas Orientações estratégicas para evangelizar pelo WhatsApp sem ser chato

Melhorar seu relacionamento com seus amigos

Os erros mais comuns de quem tenta evangelizar e não avança

Você curte frases religiosas, certo? Tem desejo que ver a vida as pessoas transformadas como a sua foi, correto? Então esse artigo é pra você!

Vamos começar, então?

 

PASSO 1: Reze, esteja conectado ao Espírito Santo

 

Pode parecer estranho mas se você não rezar, se não tiver intimidade com Deus, você corre o risco de NÃO EVANGELIZAR, de não dar de Cristo às pessoas mas dar de você mesmo somente. Dar de você e não de Cristo.

 

Então antes de iniciar pare, reze, peça a ajuda do Alto. “Vinde, ó Deus, em meu auxílio! Socorrei-me sem demora!” ou “Inspirai-nos, ó Deus as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e para vós termine tudo aquilo que fizermos por Cristo Nosso Senhor!“. Pergunte ao Senhor: “Senhor, o que o Senhor quer falar aos teus filhos hoje? Ajudai-me a me esvaziar para me encher de Vós e Vos transbordar para os meus irmãos”.

 

Entendeu, né? Intimidade. Docilidade. Guiado pelo Espírito Santo. Humilde. O último passo tem relação com esse primeiro… Leia até o final que você vai entender.

Papa Francisco nos ensina e rezar pelo exemplo

Papa Francisco nos ensina e rezar pelo exemplo

 

É um erro grave (apesar de comum) agir como Marta sem conciliá-la com Maria. Sim, é preciso trabalhar. Sim, é preciso evangelizar. E sim, tudo isso nasce na oração, da contemplação, do amor ao Amado de nossas almas. Não podemos evangelizar por nós mesmos. Temos que estar unidos a Ele. Nosso dever na verdade é anunciar o contemplado.

 

Outro erro comum é: jogar palavras ao vento que não vão gerar nenhum fruto. Se não vem de Deus não perdura.

 

Lembra daquela dura passagem do evangelho: mas Senhor, pregamos nas praças em Teu Nome, profetizamos, realizamos milagres em Teu nome. A estes os Senhor responde: não vos conheço. Só tem um jeito do Senhor nos conhecer: gastando tempo em Sua presença, cultivando a Sua amizade, rezando longamente, em diálogo, em intimidade, em adoração.

 

Poxa! Deu até vontade de parar de escrever pra ir rezar. Rsssss.

PASSO 2: Escolha as frases religiosas de hoje

Evangelize pelo WhatsApp usando Frases Religiosas, Orações, mensagens bíblicas, frases biblicas, Frases da Bíblia, etc

Evangelize pelo WhatsApp usando Frases Religiosas, Orações, mensagens bíblicas, frases biblicas, Frases da Bíblia, etc

 

Para isso não faltam sites com frases e imagens com frases religiosas.

 

Mas é importante fazer o seu acervo pessoal de fotos e até mesmo criar as suas com sites online como o canva.com por exemplo.

 

Eu particularmente recomendo a meus alunos a buscarem a riqueza da nossa fé usando frases de santos, de passagem bíblicas com referência até porque tem muitas frases por aí que não evangelizam, isto é, não levam para Deus, não re-liga (religião vem de religar homem com Deus) mas leva o homem para ele mesmo numa auto-ajuda e não numa Alto Ajuda, ou Ajuda que vem do Alto.

 

Porém pode ser estratégico dependo do seu público a ser evangelizado: usar algumas frases seculares… Mas faça isso com discernimento.

 

Por outro lado se todos ficarem “divulgando” frases de escritores seculares, músicas seculares, etc quem vai anunciar o Evangelho Integralmente sem tirar uma vírgula ou ponto?

 

Dica: Use mensagens católicas

 

Os evangélicos que nos perdoem mas a riqueza da nossa Igreja é fantástica, não é? E como o Papa Francisco nos ensina temos que anunciar com alegria esses tesouros das nossas frases religiosas.

 

Para Evangelize pelo WhatsApp beba da riqueza da Tradição e do Magistério da Fé Católica

Para Evangelizar pelo WhatsApp beba da riqueza da Tradição e do Magistério da Fé Católica

Como o Padre Paulo Ricardo se cansa de falar “Jesus disse que a Verdade nos libertará mas não disse que essa Verdade seria agradável”. As vezes somos incompreendidos e isso de certa forma não é ruim. Nosso Senhor também foi incompreendido, rejeitado, caçoado. Mas eu e você devemos evangelizar a tempo e contra tempo o que não nos dá o direito de queimar o filme e em nome dessa passagem bíblica ser tão inoportuno quanto aqueles que ficam pregando ao vento com certa arrogância em praças públicas.

 

Não foi isso que Jesus nos ensinou. Não é isso que o Papa Francisco nos exortou na Evangelli Gaudium. Eles nos ensinaram que primeiro é o “ide”. Primeiro é ser um com o outro, primeiro e se fazer um igual, primeiro é conhecer, descalçar as sandálias diante da terra que é o outro. E só depois “evangelizai”, só depois dar o evangelho, só depois dar a boa nova, uma boa notícia que é o próprio Cristo, que é uma Pessoa real, próxima, concreta, viva, ressuscitada.

 

Dica: Entre frases reliosas Testemunhe

 

Vez por outra envie uma partilha simples, alegre, breve, centrada em Cristo. Transborde o que o Senhor tem feito em seu favor. As pessoas querem ter contato com pessoas. Assim não se limite a procurar frases religiosas, frases de boa noite, etc. Fale também do que o Senhor tem feito na sua vida. As graças e os desafios que você tem colhido.

 

Erro comum: Anunciar-se a si mesmo

 

Aqui já deixo o registro de um erro comum: alguns irmãos talvez movidos por vaidade ou por inocência de início de caminhada não testemunham o que o Senhor fez, mas o que eles fizeram. Em última instância eles esvaziam a gloria de Deus e não são salvos por Deus – eles mesmos estão se salvando como fariseus cegos guiando cegos… Duro, né? Mas é verdade.

 

Dica: Foque nos Jovens Católicos

 

Naturalmente você terá mais afinidade com as pessoas do seu círculo de amizada. Homens de 34 anos, pais tem muito mais facilidade em evangelizar, dialogar com homens com idade entre 34 anos com filhos. E isso é muito importante. Há semelhança de vivência, de valores, etc.

 

Porém como a maioria dos meus alunos são jovens, num primeiro momento recomendo aos meus alunos a atacarem os jovens católicos. Isso por uma razão muito simples: a linguagem é mais fácil de trabalhar.

 

Erro comum: Despresar os jovens

 

E quero te motivar a Focar nos jovens também: temos muitos jovens católicos que aos poucos vão perdendo a fé católica.

O Papa Francisco nos envia a todos:

 

  1. a resgatar os que estão fora da vivência da fé, das missas, da confissão, da Eucaristia;
  2. a inflamar os corações dos que estão dentro. Isto é tornar essa chama da fé reluzente, quente, que aquece os que se aproximam; e
  3. a manter o diálogo com quem não crê em Cristo.

 

Naturalmente os que professão outra fé, os evangélicos também devem ser alvos da nossa evangelização, mas por hora, é melhor focar nos jovens católicos mesmo. O Papa dá outras orientações para esses, que devem ser tratados de uma forma diferente, uma vez que são diferentes.

 

Mas esse papo fica para um outro artigo.

 

Dica: Envei um oração

 

Como quem reza se salva e quem não reza se condena, como ensina Santa Teresa d’Ávila. Por isso recomendo fortemente que envie orações. Orações de santos, orações pessoais, orações de louvor, de súplica contanto que seja uma oração católica.

 

A diferença entre a oração católica para outras orações é que nós queremos que “Seja feita a Vossa Vontade” e não que Deus ou deus faça a nossa vontade. E isso é super sutíl.

 

Na sua oração você quer convencer a Deus a fazer o que você quer ou a executar (ou facilitar) seu projeto ou você reza querendo o que Deus quer? Ao final da sua oração você pede “contudo que seja feita a Tua Vontade” como Jesus terminou sua oração no Horto das Oliveiras?

 

PASSO 3: Seguimente o seu público em Listas de Transmissão do WhatsApp

 

É importante você tratar os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade. Explico.

Não dá pra “evangelizar” irmãos de igreja da mesma forma que colegas de trabalho (exceto que eles também forem católicos praticantes).

 

Recomendo meus alunos a criar listas de transmissão para homens e mulheres. Criar lista de transmissão para católicos arrefecidos para animá-los, evangélicos, não cristãos, etc. Faça e experiência. Você vai ver que a comunicação fica muito mais fácil, embora trabalhosa. As vezes a mesma mensagem você vai precisar adaptá-la uns 4 vezes, mas o resultado é impressionante.

 

Como mandar mensagens religiosas para várias pessoas ao mesmo tempo

 

Bem… Pra você não ser o chato da história você precisa primeiro do consentimento de quem vai receber sua Lista de Transmissão.

Então é de bom tom que você antes de enviar mensagens você pergunte se a pessoa quer receber. Daí você só envia pra quem de fato quer receber.

 

O próprio WhatsApp dá valor nisso. Dá tanto valor que se a pessoa não tiver o seu número salvo nos contatos você envia mas o destinatário não recebe – sabia disso??.

 

Para criar sua Lista de Transmissão

 

  1. Abra o seu WhatsApp.
  2. Vá para a tela de Conversas > Botão de Menu > Nova transmissão.
  3. Toque em + ou digite os nomes dos seus contatos para escolher os destinatários.
  4. Toque em Pronto.
  5. Toque em Criar.

Depois de executar os passos acima e de adicionar as pessoas que você acredita que tem interesse em receber suas mensagens e pergunte ao parecido com “Olá, meu irmão” (como disse, eu gosto de dividir homens de mulheres) “Boa tarde! Tudo bem contigo?”. Espero algumas respostas. E depois mando novamente “Estou criando uma lista de amigos para receberem dicas de evangelização semanalmente. Você quer que eu adicione seu contato?”

Daí você só envia as mensagens para as pessoas que realmente querem recebê-las.

Cá pra nós: não adianta você ter 256 pessoas numa lista de trasmissão sendo que só uns 80 recebem. Mas dentre esses uns 30 te bloqueiam pra você parar de ser chato, dos 40 que teríam interesse acha estranho você não ter falado nada antes (eu acho até falta de educação) e já não recebem com tão bons olhos assim e os outros 10 não te bloqueiam mas passam a ignorar suas mensagens – nesses casos você perde o contato com uns 50 amigos que desculpe, vão deixar de ser.

Erro comum: Enviar a todos, ser chato e ser bloqueado por alguns

Falo por experiência. Se você é meu aluno ou acompanha meus artigos e vídeos no Facebook ou Youtube sabe que faço muito teste. Há um mês mais ou menos estou tentando contato com um “amigo” que fiz uns testes no WhatsApp mas eu me bloqueio. Mandei zap, mandei e-mail, liguei… Mas na cabeça dele eu usei mal (e ele está certo eu ainda estava aprendendo) e queimei o meu filme.

 

E eu não quero que isso aconteça com você.

 

PASSO 4: Faça perguntas

 

Agora a gente retoma o Passo 1. Movido pelo Espírito constura sua mensagem e NÃO fale o que você quer ou mesmo o que a frase que você encontrou inspira. Comunique o que o Senhor te inspirou.

 

Se você tem Listas de Transmissão para públicos distintos pode adaptar o texto pra cada um.

Não precisa fazer em todas as mensagens mas faça perguntas.

Pergunte se a pessoa quer receber esse “serviço” de mensageria

Uma grande amiga e aluna do Curso Evangelização Pratica na WEB montou um grupo de amigos onde ela perguntou se a pessoa gostaria de receber mensagens religiosas diárias ao fim do dia. E ela só envia aos que disseram “sim, eu quero receber”. Simples, né? Mas conheço quem envie mensagens diárias em siquer pergunta. Chato, né? Esses terão sua recompensa. Serão bloqueados polos próprio amigos – amigo é palavra forte, pelos conhecidos.

 

Erro comum: Mandar frases religiosas indesejadas sem perguntar se a pessoa quer receber sua mensagem.

Erro comum: tratar todos como se fosse iguais.

 

PASSO 5: Interceda e tenha sua lista como Filhos Espirituais

 

Coloque seus evangelizandos nas intenções do santo terço, da eucaristia. Jejue pelos seus amigos. Para que a semente que Deus está semeando através do seu apostolado caia em terreno fertil. Esteja unido a Deus e aos seus evangelizandos pela oração. Pela intercessão. Faça momentos de adoração por eles.

 

PASSO 6: Louve ao Comunicante

 

Como você rezou no início, agora você pode louvar e agradecer a Deus por te dar esse apostolado com as frases regiliosas.

 

Agradeça ao Senhor por ser Seu instrumento inútil. De fazer o que você deveria ter feito. Se alegre por levar a Boa Notícia às nações.

 

E humildemente se coloque como impotente, fraco, e você é tal como eu sou. Afinal sem Ele nada podemos fazer, certo?

 

Como Fazer Parte de Uma Comunidade de Evangelizadores Digitais?

 

Se você gostou desse artigo quero te convidar a conhecer o mini curso EvangelizApp clicando aqui.

 

Gabriel Vaz

Consagrado da Comunidade Shalom, casado, pai de 4 filhos e criador do CEW 10K, Curso Evangelização Prática na WEB, EvangeliZapp e do Celeiro de Comunicação. Coordenou mais de 90 campanhas na Comunicação em Brasília em 2 anos. =)

Deixe uma resposta