O Dia Nacional da Imprensa passou a ser comemorado oficialmente em 01 de junho por força da lei 9831/99 sancionada pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

COBERTURA-1366-01-JUNHO-DIA-IMPRENSA.JPG

Primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro

Primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro

Até 1999 o Dia Nacional da Imprensa  era comemorado em 10 de setembro, data que começou a circular no país o primeiro jornal publicado em terras brasileiras, Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808.

Publicado duas vezes na semana, o periódico era basicamente voltado para divulgação de comunicados do governo e informes sobre a política internacional .

O primeiro editor foi  o Frei Tibúrcio José da Rocha, e o primeiro redator foi Manuel Ferreira de Araújo Guimarães.

A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. e deixou de circular em dezembro de 1822.

 

Leia o primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro

Conheça a Lei 9831/99, que estabelece, em todo o País, a data de 1º de junho de cada ano para as comemorações do Dia da Imprensa.

Primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro

Access

https://www.bn.gov.br/es/node/536

Publicado en lunes, 1 de junio de 2015.

Marly Palmieri

Sou de São Paulo/SP, estou aposentada, no momento tenho me aventurado no "marketing digital" e faço parte da Pascom - Região Episcopal Lapa. Minha formação acadêmica é Licenciatura em Ciências Sociais. Gosto de novos desafios e de novidades e estou aqui à disposição dessa missão abençoada e linda que é evangelizar. - “O que Eu vos digo aos ouvidos, pregai-o sobre os telhados.” (Mt 10:27)

Deixe uma resposta