Paz e Misericórdia!

Acabamos de sair da festa de Pentecostes, onde rememoramos a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os apóstolos reunidos no Cenáculo. A segunda leitura dessa solenidade nos diz algo que hoje podemos contemplar de forma muito prática em nossa Igreja. Veja só:

“Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo” (Cf. 1Cor 12, 4-7.12)

Sempre houve na Igreja diferentes carismas, seja nas Congregações e Famílias Religiosas ou nos Movimentos. Mas hoje a realidade é ainda maior, visto o grande número de Novas Comunidades existentes no Brasil, por exemplo. Posso citar algumas grandes: Shalom, Canção Nova, Aliança de Misericórdia. E ainda outras menores: Cristo Libertador, Missão Mensagem de Paz, Colo de Deus…

O que as diferencia? É justamente o carisma! Muitos são os carismas, mas um mesmo é o Espírito que os doa. Para entendermos um pouco mais sobre isso, trago um vídeo do #NaFonte, programa da Aliança de Misericórdia apresentado pelo padre Custódio, presidente da obra, que de forma muito simples nos explica o que é um carisma e o que faz dele tão importante. Veja só:

Robson Landim

Católico Apostólico Romano, Carismático, Mariano e comunicador do Evangelho. A pregação, a catequese e a comunicação são a minha paixão.

Deixe uma resposta